Confiança atinge recorde
O consumidor paulistano estava mais confiante em fevereiro frente a janeiro, segundo o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).
No segundo mês do ano, o indicador assinalou expansão de 7,5% e atinge o recorde de 170,1 pontos ante os 158,3 pontos registrados em janeiro, em escala que varia de 0 a 200 pontos e demonstra otimismo quando acima dos 100 pontos. O recorde anterior era de agosto de 2010, quando o indicador havia alcançado 164,5 pontos.
A satisfação dos consumidores com o momento atual, assim como suas expectativas, apresentaram significativos avanços em seus níveis de confiança. O Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA), que mede o grau de satisfação dos consumidores com o momento atual da economia, assinala alta de 10,5% ao passar de 151,9 pontos em janeiro para 167,9 pontos em fevereiro.
Já o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC), que considera a percepção futura dos consumidores, obteve avanço de 5,6% ao saltar de 162,6 pontos em janeiro para 171,7 pontos em fevereiro.
Para a Assessoria Técnica da Fecomercio, o desempenho do mercado de trabalho vem se consolidando como o fator preponderante para a percepção favorável em relação ao cenário econômico em geral. O ritmo de crescimento da massa salarial ganhou força nos últimos meses com a estabilização do emprego em baixos patamares e aumento reais das pessoas ocupadas, principalmente neste período do ano onde já entra em vigor o reajuste do salário mínimo, o que impulsionou, ainda mais, o ânimo dos consumidores em fevereiro.
O ICC é apurado, mensalmente, pela Fecomercio e os dados são coletados junto a cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo. >