Confiança da construção recua - Revista Anamaco

Confiança em baixa

Confiança da construção recua

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança da Construção (ICST), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 1,4 ponto em maio, para 96,3 pontos, após alta em abril. Em médias móveis trimestrais, o índice continua ainda em terreno positivo ao avançar 0,9 ponto.
De acordo com o estudo, a queda foi influenciada, sobretudo, pela piora na avaliação sobre o momento atual. O Índice de Situação Atual (ISA-CST) recuou 1,9 ponto, para 92,5 pontos, após ter subido por dois meses consecutivos e foi influenciada, principalmente, pela piora das avaliações dos empresários sobre a situação atual dos negócios, que caiu 3,2 pontos, para 89,7 pontos, menor nível desde julho de 2021 (88,3 pontos). Já o indicador que mede carteira de contratos cedeu 0,4 ponto, para 95,4 pontos.
O Índice de Expectativas (IE-CST), por sua vez, retraiu 0,7 ponto, para 100,3 pontos, permanecendo ainda acima de 100 pontos (nível neutro). Esse resultado decorre do menor otimismo em relação às perspectivas sobre a demanda nos próximos três meses, que caiu 0,9 ponto, para 102,5 pontos, e da queda de 0,5 ponto do indicador que mede a tendência dos negócios nos próximos seis meses, para 98,0 pontos.
O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) da construção ficou relativamente estável ao variar 0,2 ponto percentual (p.p), para 76,0%. O Nuci de Mão de Obra e Nuci de Máquinas e Equipamentos seguem direções opostas: o primeiro subiu 0,5 p.p., para 77,5%, e o segundo diminuiu cedeu 0,6 p.p., para 71,6%.

Foto: Adobe Stock

 

Confiança da construção recua
Compartilhe esse post:

Comentários