Confiança melhora

Confiança da indústria avança em abril, aponta FGV

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) avançou 0,7 ponto em abril, chegando 97,9 pontos e recuperando parte da queda de 1,8 ponto do mês anterior. Em médias móveis trimestrais, o indicador recuou 0,1 ponto.
No mês, a confiança subiu em nove dos 19 segmentos industriais pesquisados. O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 1,4 ponto, para 98,5 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) ficou estável em 97,4 pontos.
O indicador que mede o grau de satisfação com a situação atual dos negócios subiu 2,7 pontos, para 97,1 pontos, exercendo a principal influência positiva para o resultado do ISA no mês. A parcela de empresas que a avaliam como boa subiu de 14,5% para 15,1% e a das que a consideram fraca diminuiu de 22,1% para 17,5% do total.
Com relação às expectativas, houve alta do indicador que prevê a tendência da produção nos três meses seguintes e queda nos indicadores de emprego (três meses) e tendência dos negócios (seis meses). O indicador que mede a expectativa dos empresários em relação ao volume da produção nos três meses seguintes subiu 3,4 pontos, para 98,0 pontos; o que apura a tendência do pessoal ocupado da empresa recuou 2,8 pontos, para 94,2 pontos; e o que projeta a evolução da situação dos negócios nos seis meses seguintes caiu 0,6 ponto, para 100,0 pontos.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) caiu 0,2 p.p. entre março e abril, para 74,5%.

Foto: Adobe Stock

 

Confiança da indústria avança em abril, aponta FGV
Compartilhe esse post:

Comentários