Confiança da Indústria recua em outubro e sugere um início morno do quarto trimestre - Revista Anamaco

Confiança recua

Confiança da Indústria recua em outubro e sugere um início morno do quarto trimestre

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), da Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 1,0 ponto em outubro, na comparação com o mês anterior, para 94,6 pontos, o menor valor desde em outubro de 2018 (94,2 pontos). O resultado em médias móveis trimestrais permanece estável em relação a setembro, em 95,3 pontos.
O resultado sugere, além de um início morno no quarto trimestre, aumento da cautela dos empresários em relação ao futuro.
A confiança recuou em 10 dos 19 segmentos industriais pesquisados. No período, o Índice de Expectativas (IE) diminuiu 1,3 ponto, para 93,9 pontos, o menor valor desde julho de 2017 (93,1 pontos). No mesmo sentido, o Índice de Situação Atual (ISA) recuou 0,5 pontos, para 95,4 pontos. Em médias móveis trimestrais, o ISA interrompeu sequência de cinco quedas e apresentou alta de 0,3 pontos, para 95,6 pontos.
Após evoluir favoravelmente nos últimos dois meses, as expectativas com a evolução do pessoal ocupado nos próximos três meses voltaram a piorar. Apesar da parcela das empresas que preveem aumento do quadro de pessoal ter se mantido estável em 14,9% em relação a setembro, houve aumento da proporção das que esperam redução, de 15,1% para 19,2%. Por esse motivo, o indicador de emprego previsto apresentou queda de 2,0 pontos, exercendo a maior influência sobre o IE.
Em relação ao ISA, houve piora na percepção dos empresários em relação aos negócios e ao nível de demanda corrente. O indicador de demanda total caiu 1,7 ponto para 95,1 pontos e o indicador de situação atual dos negócios desacelerou 1,9 ponto, para 93,4 pontos. Ambos alcançaram o menor valor desde novembro de 2018 (94,4 pontos e 93,4 pontos, respectivamente).
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) subiu 0,3 ponto percentual (p.p.), voltando para o mesmo nível de agosto, 75,8%. Em médias móveis trimestrais, o NUCI avançou pela sétima vez consecutiva, em 0,1 p.p., para 75,7%.

Foto: Adobe Stock

 

Confiança da Indústria recua em outubro e sugere um início morno do quarto trimestre
Compartilhe esse post:

Comentários