Confiança do comércio menor em novembro - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Confiança do comércio menor em novembro

 

Texto: Redação Revista Anamaco

Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (FGV Ibre), caiu 6,2 pontos em novembro, ao passar de 94,2 para 88,0 pontos. Em médias móveis trimestrais o indicador recuou 4,3 pontos, a terceira queda consecutiva.
De acordo com o estudo, no mês, houve queda em cinco dos seis principais segmentos do setor. Em novembro, o recuo foi resultado da piora da percepção sobre o momento presente e das expectativas. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) caiu 7,0 pontos chegando a 88,3 pontos, menor valor desde abril de 2021 (81,6 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 5,1 pontos, ao passar de 93,3 pontos para 88,2 pontos, menor desde junho de 2021 (87,6 pontos).  
O levantamento mostra que, desde o início da pandemia, os Índices de Situação Atual (ISA-COM) e de Expectativas (IE-COM) têm apresentado comportamento distinto. Enquanto o primeiro apresentou recuperações mais expressivas no final de 2020 e ao longo de 2021, o IE-COM se mostrou mais resistente nesse período.

Foto: Adobe Stock

Confiança do comércio menor em novembro
Compartilhe esse post:

Comentários