Confiança do comércio recua e atinge a menor pontuação desde agosto de 2017
Texto: Redação Revista Anamaco
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 1,2 ponto em setembro, ao passar de 89,9 para 88,7 pontos, o menor valor desde agosto de 2017 (84,4). Em médias móveis trimestrais, o indicador caiu pelo quinto mês consecutivo (0,3 ponto).
A queda ocorreu em nove dos 13 segmentos pesquisados. O Índice de Expectativas (IE-COM) caiu 2,4 pontos, passando para 92,2 pontos, influenciado pela piora do indicador de tendência dos negócios nos seis meses seguintes, que recuou 4,8 pontos, para 91,2 pontos.
Já o Índice de Situação Atual (ISA-COM) ficou estável em 85,7 pontos, após quatro quedas consecutivas. Entre seus componentes, o indicador de percepção dos empresários com o volume da demanda no momento recuou 0,4 ponto, para 85,5 pontos e o indicador de situação atual dos negócios subiu 0,4 ponto, atingindo 86,3 pontos.
Com os resultados de setembro, o ICOM fechou o trimestre em queda. Considerando média dos três meses em cada trimestre e comparando com o trimestre imediatamente anterior, essa foi a segunda queda consecutiva do indicador, algo que não ocorria desde o final de 2015.
Foto: Fotolia