Confiança do consumidor avança - Revista Anamaco

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Confiança do consumidor avança

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), avançou 2,6 pontos em novembro, para 95,6 pontos, maior nível desde abril de 2014 (96,6 pts.). Em médias móveis trimestrais o índice avança 0,8 ponto, para 94,1 pontos.
No mês, a alta foi influenciada, sobretudo, pela melhora das expectativas em relação aos próximos meses, com alta menos expressiva no indicador que mede as avaliações sobre o momento atual. O Índice de Expectativas (IE) subiu 3,7 pontos, para 103,4 pontos, maior nível observado desde setembro de 2023 (103,9 pontos) e o Índice da Situação Atual (ISA) cresceu 0,6 ponto, para 84,3 pontos, mantendo-se no maior nível desde dezembro de 2014 (86,8 pontos).
O estudo indica que entre os quesitos que compõem o ICC, o que mede o ímpeto de compras de bens duráveis foi o que apresentou a maior contribuição para a alta da confiança em novembro ao avançar 8,8 pontos, para 96,8 pontos, maior nível desde julho de 2014 (96,8 pontos).
No mesmo sentido, o indicador que mede as perspectivas para as finanças das famílias registrou alta de 3,3 pontos, para 107,1 pontos, retornando ao nível observado em julho deste ano (107,1 pontos). Apenas nas perspectivas para a situação da economia houve redução do otimismo com recuo de 1,2 ponto no indicador, para 106,1 pontos, em sua terceira queda consecutiva. 
De acordo com a pesquisa, a alta observada no ISA foi resultado de variações distintas nos indicadores que o compõem: na percepção sobre as finanças pessoais das famílias, o indicador avançou em 2,9 pontos, para 76,2 pontos, em sua segunda alta consecutiva, enquanto o que mede a percepção sobre a economia local recuou 1,6 ponto, para 92,8 pontos. 

Foto: Adobe Stock

 

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