Economia

Confiança do consumidor avança e atinge o maior nível desde abril de 2014

Texto: redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Fundação Getulio Vargas (FGV), avançou 0,6 ponto em dezembro, para 93,8 pontos, o maior nível desde abril de 2014 (96,0 pontos). Nos últimos três meses, o indicador acumulou alta de 11,7 pontos, fechando o ano 5,7 pontos acima do mesmo período do ano anterior.
A elevação do ICC em dezembro foi determinada pela melhora das avaliações sobre a situação atual. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 2,4 pontos, para 77,0 pontos, maior nível desde maio de 2018 (77,2). Já as expectativas, após atingir o máximo histórico no mês anterior, acomodaram, com uma suave queda. O Índice de Expectativas (IE) caiu 0,8 ponto, passando de 106,4 para 105,6 pontos.
Entre os quesitos que integram o ICC, o que mede o grau de satisfação com a situação econômica no momento foi o que mais contribuiu para o resultado positivo no mês. O indicador avançou 2,8 pontos, ao passar de 81,1 para 83,9 pontos, o maior nível dede março passado (84,4). Já o indicador que mede o otimismo dos consumidores com relação à situação financeira da família nos meses seguintes recuou 2,8 dos 15,2 pontos acumulados no bimestre outubro-novembro. Esse foi um dos principais fatores a conter um avanço mais expressivo da confiança no mês.

Foto: Fotolia

 

Confiança do consumidor avança e atinge o maior nível desde abril de 2014
Compartilhe esse post:

Comentários