Economia

Confiança do Consumidor desacelera

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da região metropolitana de São Paulo - composto pelo Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) e pelo Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC) - registrou queda de 1,4% atingindo 151,9 pontos em outubro, contra os 154,1 pontos em setembro (numa escala que varia de 0 - pessimismo total; a 200 pontos - otimismo total).
Apesar da queda, o indicador ainda revela um razoável grau de otimismo por parte dos consumidores paulistanos, impulsionados ainda pelos resultados consistentes no mercado de trabalho, decorrência da estabilização do desemprego em baixos patamares, assim como os sucessivos ganhos dos rendimentos das famílias. No entanto, comparado a outubro de 2010, o ICC encontra-se 2,2% menor confirmando a atmosfera menos favorável do que no ano passado.
A satisfação dos consumidores com o momento atual, juntamente com suas expectativas, apresentaram queda em suas percepções. O ICEA obteve um declínio de 2,2% ao passar de 152,3, em setembro, para 149 pontos em outubro. O IEC registrou queda um pouco menor: 0,9% ao passar de 155,3 para 153,9 pontos.

Confiança do Consumidor desacelera
Compartilhe esse post:

Comentários