Confiança do consumidor em campo neutro - Revista Anamaco

Economia

Confiança do consumidor em campo neutro

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice Nacional de Confiança (INC), elaborado para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) pela PiniOn, alcançou, em agosto, 100 pontos, mantendo estabilidade em relação a julho, porém diminuindo 2,9%, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
O resultado mostra estabilidade na zona neutra, com valores abaixo de 100 indicando pessimismo e valores acima de 100, otimismo. A pesquisa foi conduzida com uma amostra de 1.679 famílias em todo o País, incluindo capitais e cidades do interior.
O estudo mostra que houve aumento da confiança em todas as regiões brasileiras, com exceção do Centro-Oeste, enquanto na análise por classes socioeconômicas, houve diminuição do índice nas classes AB e DE e aumento na C. “As famílias tiveram deterioração na percepção em relação à situação financeira atual, agravado pela diminuição da segurança no emprego, embora suas expectativas para o futuro tenham permanecido estáveis”, avalia Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.
Segundo ele, a queda na confiança em relação à situação econômica atual fez com que as pessoas se mostrassem menos dispostas a comprar itens de maior valor, como carros e imóveis, e também a adquirir bens duráveis, como geladeiras e fogões. “Por outro lado, a intenção de investir, que está mais ligada às expectativas, manteve-se estável”, acrescenta.

Foto: Adobe Stock

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