Economia

Confiança do consumidor em queda

Depois de registrar leve alta em abril, a confiança do consumidor paulistano voltou a cair em maio, é o que revela o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo, apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). No mês, o indicador assinala queda de 1,2% ao passar de 165 pontos para 163 pontos, em escala que varia de 0 a 200 pontos e demonstra otimismo quando acima dos 100 pontos.
A queda do nível de confiança deve-se à redução de um dos indicadores que integram o ICC. O Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA), que mede o grau de satisfação dos consumidores com o momento atual da economia, apresentou retração em todos os quesitos que o compõe, com declínio de 4,3% frente abril. No caminho contrário, o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC), que reflete a percepção futura dos consumidores, mostrou avanço de 0,9%.
Na avaliação da Assessoria Técnica da FecomercioSP, em termos gerais, o indicador registrado no mês de maio pode ser atribuído à convergência das expectativas do consumidor, já que apesar de receberem com otimismo as ações pontuais do governo, no sentido de expandir o nível de atividade, o público tem a percepção correta de que a economia atravessa alguma grande dificuldade. Aliado a esse fenômeno, o paulistano também demonstra cautela no que tange as mudanças no cálculo da remuneração da poupança. Com isso, ajustam suas avaliações em relação ao presente e futuro.

Confiança do consumidor em queda
Compartilhe esse post:

Comentários