Confiança do consumidor mantém trajetória de queda pelo quarto mês consecutivo - Revista Anamaco

Consumidor desconfiado

Confiança do consumidor mantém trajetória de queda pelo quarto mês consecutivo

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 2,7 pontos em janeiro, para 75,8 pontos, o menor valor desde junho de 2020 (71,1 pontos) quando se iniciava a fase de recuperação das perdas sofridas no primeiro quadrimestre. Medido em médias móveis trimestrais, o ICC recuou em 2,2 pontos, na segunda queda consecutiva.
No mês, houve piora tanto da percepção dos consumidores em relação ao momento quanto das expectativas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA) cedeu 1,6 ponto, para 68,1 pontos, o menor nível desde maio de 2020 (65,0 pontos), enquanto o Índice de Expectativas (IE) recuou pelo quarto mês consecutivo, desta vez em 3,5 pontos, para 82,1 pontos.
Segundo a pesquisa, entre os quesitos que medem o grau de satisfação com a situação atual, o indicador que mede a percepção dos consumidores em relação à situação econômica geral caiu 1,5 ponto em janeiro, para 72,6 pontos, acumulando uma sequência de três quedas consecutivas. A percepção de piora da situação corrente é ainda mais evidente na satisfação com as finanças familiares, cujo indicador recuou 1,8 ponto para 64,1 pontos, menor nível desde maio de 2020 (58,8 pontos).
Em relação às expectativas, o indicador que mede as perspectivas sobre a economia foi o que mais contribuiu para a queda do ICC no mês, ao recuar 5,1 pontos, para 102,3 pontos, a maior variação negativa desde abril de 2020 (18,0 pontos) quando o ICC atingiu o mínimo histórico. Em relação às perspectivas sobre a situação financeira das famílias, após três meses de quedas consecutivas, o indicador acomodou em janeiro, ao variar apenas 0,2 ponto e passar a 87,6 pontos. Com perspectivas mais pessimistas, consumidores sinalizam também um menor ímpeto de compras, cujo indicador registrou queda de 4,8 pontos, para 58,9 pontos, menor patamar desde julho de 2020 (56 pontos).

Foto: Adobe Stock

 

 

Confiança do consumidor mantém trajetória de queda pelo quarto mês consecutivo
Compartilhe esse post:

Comentários