Economia

Confiança do consumidor melhora

Dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostram que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apresentou elevação de 0,6% entre abril e maio, passando de 115,4 para 116,1 pontos. O indicador é composto por cinco quesitos que fazem parte da Sondagem de Expectativas do Consumidor e considera os dados com ajuste sazonal.
No período, o quesito que mede a satisfação dos consumidores com a situação econômica atual foi o que mais contribuiu para a elevação do índice. Entre os consumidores que avaliam a situação como boa aumentou de 20,3% para 22,2%. Já os que a consideram ruim encolheu um pouco, passando de 28,7% para 28%. Na percepção sobre os meses seguintes, houve piora nas previsões para a situação econômica local e melhora nas previsões para a situação financeira da família. No primeiro caso, o índice dos que preveem melhora passou de 26,9% de 27,4%, enquanto a proporção dos que acreditam em piora aumentou de 9,2% para 12,2%.
Em relação às finanças domésticas, a projeção favorável elevou-se de 31% para 33,2%, enquanto a parcela dos que esperam uma situação pior elevou-se de 2,6% para 3%. A Sondagem é realizada com base numa amostra de mais de 2.000 domicílios em sete capitais brasileiras.

Confiança do consumidor melhora
Compartilhe esse post:

Comentários