Confiança do consumidor passa para o campo otimista pela 1ª vez desde março
Texto: Redação Revista Anamaco
O Índice Nacional de Confiança (INC), elaborado para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) pela PiniOn, alcançou, em setembro, 103 pontos, o que representa um aumento de 3% em relação a agosto, porém diminuindo 1,9%, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
O nível alcançado pelo INC atinge pela primeira vez, desde março deste ano, o campo otimista (acima de 100 pontos). A sondagem foi realizada com uma amostra de 1.679 famílias, em nível nacional, residentes em capitais e cidades do interior.
Na análise regional, a pesquisa indica que houve queda da confiança no Norte e no Centro-Oeste e aumento nas demais regiões. Na avaliação das classes socioeconômicas, foi registrada elevação do índice para todas as classes, com intensidade maior nos casos da AB e DE.
O levantamento revela, ainda, que houve melhora da percepção das famílias, tanto em relação à sua situação financeira atual como futura, com forte aumento da segurança no emprego. "Essa melhora do sentimento dos consumidores gerou aumento na disposição para adquirir itens de maior valor, como carros e imóveis, além de uma maior propensão para a compra de bens duráveis, como geladeiras e fogões. Da mesma forma, a intenção de investimento, que depende em grande medida das expectativas futuras, também apresentou um crescimento significativo", explica Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.
Foto: Adobe Stock