Confiança do consumidor paulista encerra 2022 em alta, apura ACSP
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com o Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pela PiniOn para o Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP), o consumidor paulista segue otimista. O indicador alcançou 103 pontos em dezembro, o que representa um aumento de 4% sobre novembro e de 21% em relação a dezembro de 2021.
O ICCP mostrou predominância na percepção positiva das famílias, em relação à sua situação financeira e de emprego atual. “As expectativas se mostraram mais positivas, coincidindo com o comportamento do Índice Nacional de Confiança (INC). O mesmo acontece quando o assunto é a situação financeira atual”, reforça Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.
A pesquisa indica que, com a confiança em alta, aumenta a disposição dos consumidores para adquirirem itens de maior valor, como carro e casa, geladeira e fogão, e também a predisposição para investir no futuro.
Na abertura do indicador por classe econômica, em dezembro, a confiança das famílias paulistas pertencentes a todas as faixas socioeconômicas cresceu. O destaque ficou para a classe C, que apresentou maior elevação da confiança.
Foto: Adobe Stock