Confiança do consumidor paulistano cai em abril, apura Fecomercio
Após uma série de cinco altas, a confiança do consumidor da capital paulista registrou retração pelo segundo mês consecutivo. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 4,9%, ao passar de 115,6 pontos em março para 109,9 pontos em abril. No comparativo anual, o ICC registrou leve alta de 0,9%.
O indicador é elaborado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e a escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).
Entre março e abril, o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) registrou queda de 7,5%, ao passar de 92,1 pontos para 85,2 pontos. Em relação a abril do ano passado, o indicador registrou alta de 19,5%. O Índice das Expectativas do Consumidor (IEC) caiu 3,7%, de 131,3 pontos para 126,4 pontos. Na comparação anual, o índice registrou queda de 5,7%.
Na avaliação da assessoria econômica da entidade, nos dois primeiros meses do ano os consumidores tendem a demonstrar mais confiança, uma vez que ainda seguem com os efeitos positivos dos recursos do décimo terceiro salário e do reajuste do mínimo. No mês atual, nota-se que esse sentimento já se dissipou. Isso se evidencia pela retração do indicador que mede a percepção dos paulistanos em relação às condições econômicas atuais, que caiu 13,9 pontos em dois meses.