Economia

Confiança do consumidor recua

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), apresenta, em abril, queda pela segunda vez consecutiva. O ICC teve redução de 2,9% em relação a março, atingindo 152,12 pontos. Já na comparação com igual período do ano anterior, o índice apresenta alta de 21,8%.
Thiago Freitas, assessor econômico da Fecomercio, explica que, apesar do recuo, o ICC continua retratando um consumidor confiante na economia, já que o indicador varia de 0 a 200 pontos e denota otimismo quando acima de 100. "No entanto, o aumento nos preços registrado no começo do ano, ainda que devido a fatores sazonais, representou um impacto mais forte do que o previsto na avaliação dos consumidores", destaca.
Os sub-índices que compõem o ICC, Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice de Expectativa do Consumidor (IEC), apresentaram resultados opostos em abril. Enquanto o IEC registrou leve elevação de 0,8%, o ICEA encolheu 8,5%. Com este resultado, o ICEA atinge o menor nível dos últimos seis meses, retornando ao mesmo patamar de novembro de 2009.
O ICC é apurado, mensalmente, pela Fecomercio e os dados são coletados junto a cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo.

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