Confiança do consumidor sobe 1,9 ponto em junho, apura FGV Ibre - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Confiança do consumidor sobe 1,9 ponto em junho, apura FGV Ibre

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), subiu 1,9 ponto em junho, para 91,1 pontos, após queda mais expressiva no mês anterior. Com isso, em médias móveis trimestrais, o indicador estabiliza em 91,2 pontos.
A pesquisa revela que, no mês, a alta da confiança ocorreu tanto nas expectativas em relação aos próximos meses quanto nas avaliações sobre o momento atual. O Índice de Expectativas (IE) avançou em 2,6 pontos, para 98,1 pontos, recuperando parte da queda do mês anterior. No mesmo sentido, o Índice da Situação Atual (ISA) apresentou alta de 1,0 ponto, para 81,6 pontos, maior nível desde novembro de 2023 (82,0 pontos).
De acordo com o estudo, entre os quesitos que compõem o ICC, o que mede o ímpeto de compras de bens duráveis foi o que apresentou a maior contribuição para a alta da confiança em junho ao avançar 5,2 pontos, para 84,0 pontos, após queda mais expressiva no mês anterior.
A alta também foi observada nos indicadores que medem as perspectivas para a situação da economia e para as finanças das família, que avançaram 2,0 e 0,3 pontos, para 110,3 e 100,4 pontos, respectivamente. No entanto, ambos também não recuperaram a queda registrada em maio.
A melhora nas avaliações sobre o momento foi observada na percepção sobre as finanças pessoais das famílias, onde o indicador avançou 2,2 pontos, para 71,5 pontos, maior nível desde novembro de 2023 (73,6 pontos). No sentido contrário, apenas o indicador que mede a percepção sobre a economia local variou negativamente, em 0,3 ponto, para 92,0 pontos.

Foto: Adobe Stock

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