Confiança do consumidor sobe mais
O Índice Nacional de Confiança ACSP/IPSOS de julho registrou 126 pontos na média de todas as regiões contra 123 em junho, e 138 pontos em julho de 2008. O indicador varia de zero a 200 pontos, sendo que acima de 100 pontos está na região do otimismo e do pessimismo abaixo de 100 pontos.
Em julho, voltou a predominar o número de consumidores que se sentem mais seguros no emprego com 38% dos entrevistados (contra 33% em junho), enquanto 29 % (contra 32% em junho) se sentem menos seguros, abrindo quase 10%s de diferença entre os dois grupos.
O número de pessoas conhecidas dos entrevistados que perdeu o emprego se estabilizou em 4,5, em média, em julho, ainda superior aos 3,7 de igual período em 2008. Quanto ao futuro, as chances de perder o emprego nos próximos seis meses são menores para 32% em julho (31% em junho) dos entrevistados e maiores para 21% (27% em junho), também abrindo quase 10%, ou seja, o consumidor vai reforçando a percepção de quem não perdeu o emprego até agora, não vai perdê-lo nos próximos seis meses. Isso indica a possibilidade de volta do consumidor ao mercado de compras a prazo.
A pesquisa mostra, ainda, que em julho voltou a predominar o número de pessoas mais favoráveis à compra de bens eletrodomésticos, com, 42%, (38% em junho) dos entrevistados, contra 34% (36% em junho) menos favoráveis.
O valor médio da prestação ficou em R$ 70,00 em julho, contra R$ 85,00 em junho, revelando ainda um consumidor cauteloso. A confiança do consumidor no futuro da economia da sua região em julho tende a ficar mais forte para 39% dos entrevistados (36% em junho), ante 12% (13% em junho) que acham que poderá ficar fraca.
Enquanto isso, o consumidor acredita que a sua situação financeira pessoal tende a melhorar para 56% (55% em junho) dos entrevistados, enquanto apenas 9% (10% em junho) acham que ficará pior. Os vários componentes da pesquisa sugerem que após uma queda forte da confiança do consumidor nos primeiros três meses de 2009 ela se estabilizou em maio. E de junho para cá subiu mais 6% numa clara reversão do ânimo do consumidor para voltar às compras, embora ainda esteja abaixo do mesmo período de 2008 (138 pontos).
A pesquisa nacional ACSP/Ipsos faz mil entrevistas domiciliares por mês, 12 mil por ano, em 9 regiões metropolitanas e 70 cidades do interior brasileiro.