Confiança do consumidor tem quinta alta consecutiva e avança no campo otimista
Texto: Redação Revista Anamaco
O Índice Nacional de Confiança (INC), pesquisa realizada para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) pela PiniOn, chegou, em outubro, a 110 pontos. Em relação ao mês anterior, o aumento foi de 4,8% e na comparação com setembro de 2022 foi de 11,1%.
A quinta alta do INC, que continua avançando no campo otimista (acima de 100 pontos), pode ser explicada por uma percepção de melhoria da situação financeira geral. Houve aumento do índice em quase todas as regiões, com exceção do Norte, onde registrou leve queda. No recorte por classes socioeconômicas, houve elevação da confiança para todas as classes, notadamente para as famílias pertencentes à AB e à C.
Em termos gerais, a percepção das famílias em relação à sua situação financeira atual apresentou acentuada melhora, continuando a ser majoritariamente otimista, com aumento da segurança no emprego. Também houve aumento da confiança em termos das expectativas sobre a situação financeira das famílias.
De acordo com o estudo, a melhora geral da confiança se reflete no aumento da proporção de entrevistados dispostos a comprar itens de maior valor, como carro e casa, como também na elevação da percentagem de famílias que desejam comprar bens duráveis, tais como geladeira e fogão. Já a disposição para realizar investimentos mostrou estabilidade, mas permanecendo em patamar elevado.
A relativa melhora da situação financeira das famílias permite projetar uma recuperação das vendas do varejo a partir dos últimos meses de 2023, fechando o ano com crescimento de 1,9%, de acordo com estimativa do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP (IEGV/ACSP).
A sondagem foi realizada com uma amostra de 1.750 famílias, em nível nacional, residentes em capitais e cidades do interior.
Foto: Adobe Stock