Confiança do empresário do comércio recua pela primeira vez desde março - Revista Anamaco

Confiança em baixa

Confiança do empresário do comércio recua pela primeira vez desde março

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), pesquisado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), alcançou 124,0 pontos, o que representa uma redução de 1,8% entre julho e agosto, na comparação com ajuste sazonal. Esse foi o primeiro recuo no otimismo dos tomadores de decisão do varejo em quatro meses. Tanto a avaliação das condições atuais quanto as expectativas para os próximos meses recuaram no mês (-2,3% e -2,4%, respectivamente). As perspectivas dos comerciantes para o desempenho da economia no curto prazo tiveram a maior diminuição entre todos os nove itens avaliados (-3,1%). A pesquisa indica, entretanto, que, em relação a agosto de 2021, a confiança do comércio está 7,8% mais alta.
O levantamento revela queda, também, na avaliação dos varejistas sobre o desempenho atual do comércio (-2,8%). Já em relação às expectativas, 87,3% esperam que o comércio tenha melhor desempenho nos próximos meses, percentual que caiu no último trimestre. Por outro lado, é crescente a parcela dos que consideram que as condições para operação do comércio vão se acirrar, 12,7% em agosto, a maior desde julho de 2021.
A pesquisa mostra que, em todas as regiões do País, as expectativas para o desempenho do varejo reduziram-se em agosto, o que aconteceu pela última vez entre março e abril de 2021, quando o País atravessava a segunda onda de Covid-19.

Foto: Adobe Stock

Confiança do empresário do comércio recua pela primeira vez desde março
Compartilhe esse post:

Comentários