Economia

Confiança do empresário em queda

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) no município de São Paulo registrou queda de 2,3%, ao passar de 121,1 pontos em fevereiro para 118,3 pontos em março (em uma escala que varia de 0 a 200 pontos e denota otimismo quando acima dos 100 pontos), segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).
A queda do indicador, na avaliação da entidade, decorre principalmente pela retração apurada no Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC). O indicador entrou na zona de pessimismo ao cair 9,7% frente a fevereiro e chegar aos 93,1 pontos.
A Assessoria Técnica da Fecomercio avalia que o pessimismo em relação ao ritmo de atividade econômica pode ser atribuído à sazonalidade do setor nesse início de ano, período em que as vendas ficam abaixo das médias mensais.
O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) também registrou queda (-0,6%) e alcançou 106,4 pontos. A principal influência foi a baixa na intenção de novos investimentos. Na outra ponta, o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) manteve a trajetória ascendente e registrou alta de 1,4% (155,3 pontos).
Todos os quesitos que compõe o índice apresentaram percepções positivas em seus resultados. O maior avanço apurado foi nas expectativas dos empresários em relação ao próprio setor.
O ICEC contempla as percepções dos empresários do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. A pesquisa é referente ao município de São Paulo.

Confiança do empresário em queda
Compartilhe esse post:

Comentários