Confiança da indústria do aço cai pelo terceiro mês consecutivo
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Aço Brasil, o Indicador de Confiança da Indústria do Aço (ICIA) referente a janeiro recuou 5,0 pontos e atingiu 37,6 pontos. Com esse resultado, o ICIA registrou queda pelo terceiro mês consecutivo, o que posicionou o indicador no quarto menor patamar da série histórica, iniciada em abril de 2019. Valores acima da linha de 50 pontos indicam confiança dos CEOs da indústria do aço, enquanto que valores abaixo de 50 pontos apontam desconfiança.
A pesquisa indica que a retração do ICIA, mais uma vez, ocorreu de forma generalizada, com queda tanto nos indicadores de percepção atual quanto nos indicadores de expectativas para os próximos seis meses.
O índice que mede a percepção sobre a situação atual cedeu 5,0 pontos frente ao apurado em dezembro e atingiu 37,4 pontos. O indicador de situação atual da economia brasileira caiu 4,6 pontos e atingiu 41,4 pontos. O índice que mede a confiança sobre as condições atuais da empresa dos entrevistados, por sua vez, recuou 5,2 pontos, para 35,4 pontos.
O indicador de expectativas para os próximos seis meses também caiu: 5,0 pontos frente ao registrado no mês anterior e atingiu 37,7 pontos. O índice que mede as expectativas sobre a economia brasileira para os próximos seis meses recuou 3,1 pontos, para 33,3 pontos (componente do ICIA que mantém a menor pontuação). Já o indicador de expectativas sobre a própria empresa reduziu 5,9 pontos e atingiu 39,9 pontos.
Foto: Adobe Stock