Confiança dos consumidores avança - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Confiança dos consumidores avança

Texto: Redação Revista Anamaco

Índice de Confiança do Consumidor (ICC), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), variou 0,5 ponto em julho, para 79,5 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 0,3 ponto, para 78,0 pontos.
No mês, de acordo com o estudo, o resultado positivo foi influenciado pelo aumento das expectativas para os próximos meses. O Índice de Expectativas (IE) subiu 0,7 ponto, para 86,6 pontos, maior valor desde agosto de 2011. O Índice de Situação Atual (ISA), por sua vez, manteve-se estável ao recuar 0,1 ponto, ficando no patamar de 70 pontos, nível baixo em termos históricos e inferior ao período pré- pandemia. 
Em relação às avaliações sobre o momento, o indicador que mede a satisfação dos consumidores sobre a situação econômica subiu 1,2 ponto para 77,9, o que representa o melhor resultado desde março de 2020 (82,1 pontos). Apesar disso, a percepção sobre a situação financeira das famílias voltou a piorar com recuo de 1,4 ponto para 63,3 pontos, ambos continuam em nível baixo em termos históricos. 
A pesquisa indica que entre os quesitos que compõem o ICC, o que mais influenciou o resultado no mês foram as perspectivas sobre a situação financeira nos próximos meses, cujo indicador avançou 3,5 pontos, para 89,3 pontos. O indicador que mede situação econômica nos próximos seis meses avançou 1,5 ponto para 104,7 pontos, maior desde agosto de 2021 (111,8 pontos). 
Após dois meses de altas, o indicador que mede o ímpeto para compra de bens duráveis cedeu 2,9 pontos para 67,7 pontos e continua ainda abaixo dos níveis pré-pandemia.

Foto: Adobe Stock

Confiança dos consumidores avança
Compartilhe esse post:

Comentários