Confiança dos consumidores recua 1,4 ponto e inicia 2022 em queda - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Confiança dos consumidores recua 1,4 ponto e inicia 2022 em queda

Texto: Redação Revista Anamaco

Índice de Confiança do Consumidor (ICC), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), caiu 1,4 ponto em janeiro, para 74,1 pontos. Em médias móveis trimestrais, o indicador cedeu 0,7 ponto, para 74,8 pontos, após ter se mantido relativamente estável no mês anterior.
Em janeiro, o recuo do ICC foi influenciado pela piora das expectativas para os próximos meses, enquanto a avaliação sobre a situação atual acomodou após dois meses consecutivo de queda. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 0,5 ponto, para 66,1 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) caiu 2,7 pontos, para 80,7 pontos.
O estudo indica que as avaliações dos consumidores sobre a situação atual se mantiveram relativamente estáveis. O indicador que mede a satisfação sobre as finanças pessoais subiu 0,8 ponto, para 60 pontos, após dois meses de quedas consecutivas e o que mede as percepções sobre a situação econômica atual variaram 0,2 ponto para 73 pontos. Ambos se mantêm em patamar muito baixo em termos históricos.
Com relação às expectativas para os próximos meses, a pesquisa mostra que o indicador que mais influenciou o IE foi o que mede as expectativas sobre a situação econômica nos próximos meses. Após três meses de recuperação, o indicador caiu 4,5 pontos, para 99,6 pontos, abaixo do patamar de neutralidade. O indicador que avalia as perspectivas sobre a situação financeira familiar cedeu 0,9 ponto, para 84,6 pontos. O ímpeto de compras para próximos meses continuou caindo pelo quinto mês consecutivo, 2,5 pontos para 60,3 pontos, menor valor desde maio de 2021.

Foto: Adobe Stock

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