Confiança empresarial acomoda - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Confiança empresarial acomoda

Texto: Redação Revista Anamaco

Índice de Confiança Empresarial (ICE), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), subiu 0,4 ponto em outubro, para 100,3 pontos. Em médias móveis trimestrais, o indicador inverteu a tendência de alta iniciada em maio de 2021 ao recuar 0,5 ponto. O ICE consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela entidade: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.
De acordo com o estudo, a ligeira alta decorreu de movimentos igualmente tímidos dos índices que medem a percepção sobre a situação corrente e as expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu 0,2 ponto, para 99,5 pontos e o Índice de Expectativas (IE-E) subiu 0,4 ponto, para 100,3 pontos.  Nos três casos (ICE, ISA e IE) a alta de outubro não recupera nem 20% das perdas ocorridas no mês anterior.
A pesquisa mostra que a confiança dos setores que integram o ICE caminharam em sentidos variados em outubro. Houve recuo na Indústria e avanço nos Serviços, recuperando quase todas as perdas do mês anterior. No Comércio e na Construção a confiança ficou relativamente estável. 
Em outubro, segundo o levantamento, a confiança empresarial subiu em 49% dos 49 segmentos integrantes, uma alta da disseminação frente aos 33% do mês passado. O destaque positivo do mês é o setor de Serviços, que registrou alta da confiança em mais de 70% dos segmentos.

Foto: Adobe Stock

 

Confiança empresarial acomoda
Compartilhe esse post:

Comentários