Confiança empresarial recua em fevereiro após oito meses em alta - Revista Anamaco

Economia

Confiança empresarial recua em fevereiro após oito meses em alta

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) caiu 0,5 ponto em fevereiro, para 97,2 pontos, após oito meses em alta. Em médias móveis trimestrais, o índice manteve tendência ascendente ao avançar 0,6 ponto.
O indicador consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.
No mês, houve queda tanto do índice que mede a percepção dos empresários sobre a situação corrente dos negócios (ISA-E) quanto do Índice de Expectativas (IE-E). O ISA-E recuou pelo segundo mês seguido, em 0,6 ponto, para 92,8 pontos. O IE-E cedeu 0,3 ponto, para 101,5 pontos, permanecendo assim na zona de neutralidade (próximo aos 100 pontos).
Entre os setores integrantes do ICE o resultado foi bastante heterogêneo em fevereiro. A Indústria continuou avançando, em ritmo menos intenso, ao crescer 0,5 ponto, frente ao crescimento de 1,5 ponto no mês anterior. O Comércio cresceu pelo terceiro mês consecutivo, puxado pelas expectativas dos empresários, que caminharam em sentido oposto ao aumento do pessimismo observado nos demais setores. A confiança no setor de Serviços recuou em 1,7 ponto em fevereiro e é o único setor com queda na métrica de médias móveis trimestrais. Após avançar por sete meses consecutivos, a confiança da Construção recuou 1,4 ponto.

Foto: Adobe Stock

 

Confiança empresarial recua em fevereiro após oito meses em alta
Compartilhe esse post:

Comentários