Confiança empresarial recua em novembro, apura FGV Ibre - Revista Anamaco

Economia

Confiança empresarial recua em novembro, apura FGV Ibre

Texto: Redação Revista Anamaco 

Índice de Confiança Empresarial (ICE), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 3,3 pontos em novembro, para 97,0 pontos. Em médias móveis trimestrais o indicador cedeu pela segunda vez consecutiva, agora em 1,8 ponto. O ICE consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela entidade: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.
De acordo com o estudo, a queda foi motivada por avaliações menos favoráveis nas duas dimensões temporais da pesquisa, com destaque para a piora das expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) caiu 2,5 pontos, para 97,0 pontos e o Índice de Expectativas (IE-E) retraiu 4,5 pontos, para 95,8 pontos. Essa é a primeira vez, desde março de 2021, que o ISA-E supera o IE-E.
A pesquisa indica que a confiança de todos os grandes setores que integram o ICE recuou em novembro. A maior queda ocorreu no comércio, seguida pela indústria e serviços. No período, a confiança empresarial subiu em apenas 22% dos 49 segmentos integrantes do ICE, o que representa uma queda da disseminação frente aos 49% do mês passado.

Foto: Adobe Stock

Confiança empresarial recua em novembro, apura FGV Ibre
Compartilhe esse post:

Comentários