Confiança empresarial sobe em março - Revista Anamaco

Confiança melhora

Confiança empresarial sobe em março  

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança Empresarial (ICE), do Instituto de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) subiu 0,7 ponto em março, para 91,8 pontos, interrompendo a sequência de quedas iniciada em novembro do ano passado. Na métrica de médias móveis trimestrais, o indicador recuou pela sexta vez seguida, desta vez em 0,8 ponto. O ICE consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela entidade: indústria, serviços, comércio e construção.
De acordo com o estudo, a alta da confiança empresarial foi inteiramente determinada pela melhora das avaliações sobre a situação atual em março, já que as expectativas em relação aos meses seguintes voltaram a piorar. O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu 4,0 pontos, para 92,1 pontos, maior nível desde dezembro de 2021 (95,8 pontos). O Índice de Expectativas (IE-E), por sua vez, recuou 0,9 ponto, para 92,4 pontos.
Entre os setores que integram o ICE, apenas o de Serviços registrou alta no mês, influenciado pela melhora das perspectivas nos dois horizontes de tempo. A confiança da Indústria recuou pelo oitavo mês seguido e acumula perda superior a 13 pontos. O otimismo dos setores do Comércio e da Construção recuaram no mês, motivado pela piora das expectativas.
A pesquisa indica, ainda, que a confiança empresarial subiu em 29 dos 49 segmentos integrantes do ICE em março, um aumento da disseminação frente aos 24 segmentos do mês passado.

Foto: Adobe Stock

Confiança empresarial sobe em março  
Compartilhe esse post:

Comentários