Confiança industrial recua pelo segundo mês consecutivo - Revista Anamaco

Economia

Confiança industrial recua pelo segundo mês consecutivo

Texto: Redação Revista Anamaco 

Índice de Confiança da Indústria (ICI), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), recuou 3,4 pontos em fevereiro, para 107,9 pontos. Após oito meses de altas consecutivas, essa é a segunda queda seguida levando o índice ao menor nível desde setembro de 2020 (106,7 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice caiu 1,7 ponto.
No mês, 13 dos 19 segmentos industriais pesquisados registraram retração da confiança. De acordo com o estudo, o resultado negativo do período ocorre influenciado por uma diminuição da satisfação dos empresários em relação à situação atual e de uma redução do otimismo em relação as perspectivas para os próximos três e seis meses. O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 1,4 pontos para 114,9 pontos, retornando ao menor nível desde outubro (113,7 pontos) e o Índice de Expectativas (IE) diminuiu 5,4 pontos para 100,9 pontos, menor nível desde agosto de 2020 (99,6 pontos). 
A pesquisa mostra, ainda, que o indicador que mede o nível dos estoques recuou 1,9 ponto para 123,4 pontos, com aumento tanto da parcela de empresas que avaliam os estoques como insuficientes (de 12,9% para 13,2%) como das que avaliam os estoques como excessivos (de 7,6% para 9,1%). Já o indicador que mensura a situação atual dos negócios acomodou ao variar 0,4 ponto.
Dos indicadores que compõem o IE, a produção externa prevista para os próximos três meses foi a que mais contribuiu para a queda da confiança em fevereiro ao cair 10,4 pontos para 91,4 pontos, menor valor desde julho de 2020.  O Nível de Utilização da Capacidade Instalada, por sua vez, cedeu 0,8 ponto percentual, para 79,1%.

Foto: Adobe Stock

Confiança industrial recua pelo segundo mês consecutivo
Compartilhe esse post:

Comentários