Confiança industrial segue se recuperando em setembro, aponta CNI
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em setembro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumentou 1,6 ponto, para 53,3 pontos. Esse é o segundo mês consecutivo de avanço da confiança da indústria. Com isso, o ICEI se afasta da linha divisória e indica confiança mais forte e disseminada do setor industrial brasileiro.
A pesquisa indica que, pelo segundo mês seguido, todos os componentes que formam o ICEI mostraram crescimento. Também pelo segundo mês consecutivo, a melhora da avaliação da economia brasileira é a principal responsável pela alta da confiança: tanto a avaliação das condições atuais quanto as expectativas da economia brasileira se tornaram menos negativas.
O Índice de Condições Atuais avançou 1,8 ponto, para 49,0 pontos, em setembro. Ao permanecer abaixo da linha divisória dos 50 pontos, ele ainda demonstra percepção de piora das condições atuais por parte dos empresários da indústria, porém em menor intensidade que em agosto. Destaca-se o índice de condições atuais referente à economia brasileira, que avançou 3,8 pontos, para 44,4 pontos.
O Índice de Expectativas, de maneira similar, avançou 1,5 ponto, para 55,4 pontos no mês e indica mais otimismo dos empresários industriais em relação aos próximos seis meses. Em particular, o índice de expectativas com relação à economia brasileira avançou 2,9 pontos, para 49,1 pontos.
Foto: Adobe Stock