Construção tem terceiro mês consecutivo de expansão
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria da construção registrou, em agosto, elevada expansão da atividade e do emprego. É o terceiro mês de uma sequência crescente de avanços.
O estudo indica que, no mês, o índice da evolução do nível de atividade alcançou 55 pontos. Ficando acima da linha divisória dos 50 pontos, o número é indicativo de expansão frente a julho. Além disso, é um nível de crescimento historicamente elevado para um único mês. Segundo a entidade, a última vez em que uma expansão dessa magnitude havia sido registrada foi em agosto de 2010.
No mesmo movimento, o índice de evolução do número de empregados se situou em 53,1 pontos, indicando uma terceira alta consecutiva. É a mais forte e disseminada no emprego da construção da série histórica, que tem início em 2011. O crescimento foi registrado em todos os segmentos da construção, em especial no setor construção de edifícios, que puxou o resultado geral para cima.
Ainda segundo o levantamento, em agosto, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) da construção não variou frente ao mês anterior, permanecendo em 68%. É o mais elevado nível de utilização da capacidade para o mês de agosto desde 2013.
Foto: Márcio Nami/Grau 10 Editora