Economia

Construção vende menos

As vendas do comércio varejista da região Metropolitana de São Paulo,, em junho tiveram alta de 10,8% em relação a junho de 2008. Na comparação com maio, o aumento foi de 5,4%. O movimento acumulado no primeiro semestre também registrou alta de 0,8% comparativamente ao mesmo período de 2008. Esta é a primeira vez no ano em que a taxa acumulada se mostra positiva.
Esses dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) realizada pela Fecomercio. Segundo a pesquisa, os setores de maiores pesos no varejo, comércio automotivo e supermercados, foram os que mais contribuíram para a alta no mês.
Dentre as oito atividades pesquisadas na PCCV, apenas três mostraram queda mensal no faturamento em junho. As lojas de material de construção continuam a apresentar queda em relação ao ano passado. No mês, a redução foi relativamente modesta: -1% em relação a junho de 2008.
No primeiro semestre o desempenho do setor também foi negativo, com queda acumulada de 4,9% no faturamento real. Na análise da entidade, a redução recente do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para esses produtos parece ter resultado em algum efeito, ao menos em amenizar a queda das vendas, a partir de maio.
A pesquisa é apurada, mensalmente, pela Fecomercio e os dados são coletados junto a cerca de 1.800 estabelecimentos comerciais na região metropolitana de São Paulo.

Construção vende menos
Compartilhe esse post:

Comentários