Consumidor mais otimista
O consumidor brasileiro está mais otimista. É o que revela o mais recente Índice Nacional de Confiança da Associação Comercial de São Paulo (INC ACSP/Ipsos), com dados de outubro. O indicador aumentou sete pontos em relação a setembro: de 135 pontos passou para 142 em outubro. O INC varia entre zero e 200 pontos, sendo que 200 representa o otimismo máximo. Entre 100 e 200, está a região do otimismo; abaixo disso, o cenário é de pessimismo. "A recuperação do otimismo em outubro, apesar de ainda estar abaixo em comparação com 2012, é um sinal positivo em relação ao desempenho do varejo no último trimestre do ano", afirma Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
O aumento do otimismo em outubro tem caráter sazonal: perto do Natal, os indicadores costumam subir, em razão da injeção do 13º salário na economia e da intenção de compras. Mesmo assim, o INC está abaixo do registrado no ano passado: em outubro de 2012 o índice marcou 166 pontos.
O Índice mede a confiança e a segurança do brasileiro quanto à sua situação financeira ao longo do tempo. Também indica a percepção da população em relação ao estado da economia e prevê o comportamento do consumidor.