Consumidor paulista confiante
A confiança do consumidor paulista voltou a subir em fevereiro. Segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou alta de 1,4% na comparação com o mês anterior, subindo de 159,9 pontos para 162,2. O indicador é medido em uma escala que varia de 0 a 200 pontos e denota otimismo quando acima dos 100.
Na avaliação da assessoria econômica da entidade, o bom resultado do índice em fevereiro se deve, principalmente, à segurança dos consumidores quanto à manutenção dos bons níveis de renda e emprego.
A equipe da entidade destaca que o resultado demonstra forte otimismo do consumidor quanto à situação socioeconômica do País, recuperando-se da percepção negativa que tiveram em janeiro devido ao acumulo de contas típicas de começo de ano, como IPVA, IPTU e aos gastos sazonais como as matrículas escolares.
Reforçando essa percepção, o Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA), um dos dois indicadores que compõem o ICC, apontou alta de 3,1% na comparação com o mês anterior. Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), que indica a percepção com relação ao médio e longo prazo, permaneceu praticamente estável, apontando ligeira alta de 0,4%.