Consumidores confiantes

Consumidor paulistano está mais seguro com o futuro, apura pesquisa

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) paulistano avançou pelo terceiro mês consecutivo em outubro. Com alta de 1,1%, passou de 106,8 em setembro para 107,9 pontos. Em relação ao mesmo período de 2017, o indicador avançou 5%. O ICC é elaborado, mensalmente, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e a escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).
Entre os dois quesitos que compõem o indicador, o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) exibiu queda de 2% - indo de 80,4 em setembro para 78,7 pontos em outubro. Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) avançou 2,4%, ao passar de 124,4 em setembro para 127,4 pontos em outubro. No comparativo anual, ambos registraram alta: 7,9% e 3,8% respectivamente.
Na análise da FecomercioSP, a terceira alta consecutiva do ICC demonstra que as expectativas dos consumidores melhoraram, contudo, diante do cenário atual turbulento, com menor recuperação do consumo das famílias e incertezas políticas, ainda há volatilidade nos indicadores, fazendo com que as médias das Condições Econômicas Atuais voltassem a cair.

Os consumidores se mostram mais preocupados com suas condições econômicas do presente, assim, ajustam para baixo suas avaliações e, ao mesmo tempo, incorporam percepções um pouco mais otimistas quanto ao futuro. As incertezas devem diminuir com a definição eleitoral.

Foto: Fotolia

Consumidor paulistano está mais seguro com o futuro, apura pesquisa
Compartilhe esse post:

Comentários