Consumidor paulistano mais confiante
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo registrou alta de 3,3% em fevereiro, marcando 165,8 pontos, numa escala que varia de 0 (pessimismo total) a 200 (otimismo total). O ICC é medido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e é composto pelo Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) e pelo Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC).
O ICEA passou de 156,1 pontos em janeiro para 166 em fevereiro, com alta de 6,3%. O IEC também apresentou avanço de 1,4%, saltando de 163,5 para 165,8 pontos. Na análise dos economistas da FecomercioSP, o desempenho do mercado de trabalho ao longo dos últimos meses explica o quadro de otimismo refletido pela pesquisa.
A dinâmica do consumo mantém-se ancorada no ritmo de crescimento da renda, que avançou nos últimos meses com a estabilização do desemprego em níveis historicamente baixos. Aumentos reais na remuneração das pessoas ocupadas, comuns principalmente neste período do ano, quando entra em vigor o reajuste do salário mínimo, também foram determinantes para a alta do índice.
O ICC é apurado, mensalmente, pela Fecomercio e os dados são coletados junto a cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo.