Economia

Consumidor paulistano pessimista

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo caiu 3,6% em março, fechando o mês com 160 pontos, ante os 165,8 registrados em fevereiro. O indicador medido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é composto pelo Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) e pelo Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC).
A diminuição, na análise da entidade, foi principalmente influenciada pela queda de 6,2% no otimismo dos consumidores em relação ao momento atual da economia. A expectativa das condições futuras também registrou desaceleração: 1,8%.
A retração do indicador está relacionada ao momento de incerteza econômica no País. Notícias de queda na produção, elevação do nível de endividamento do consumidor e persistência inflacionária sobre determinados bens fazem o contraponto negativo em meio às tentativas do governo de contornar a situação. Nesse contexto, o consumidor acaba ficando mais apreensivo.
O ICC é apurado, mensalmente, pela Fecomercio e os dados são coletados junto a cerca de 2.100 consumidores na cidade de São Paulo.

Consumidor paulistano pessimista
Compartilhe esse post:

Comentários