Consumidor segue otimista - Revista Anamaco

Pesquisa

Consumidor segue otimista 

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), calculado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) em parceria com a PiniOn, apresentou um declínio em março, atingindo 104 pontos. Isso representa uma queda de 2,8% em relação a fevereiro e de 4,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior, marcando a quarta queda mensal consecutiva e a segunda retração interanual.
Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, analisa que os resultados do indicador refletem um cenário de diminuição da confiança dos consumidores paulistas, embora o índice ainda se mantenha no campo otimista. “Essa diminuição se explica pela deterioração na percepção da situação financeira atual e, com mais intensidade, pela piora das expectativas em relação ao emprego e à renda futuros”, pontua.
O estudo indica que, por classes socioeconômicas, os dados revelam um resultado misto. Houve uma queda na confiança das classes C e DE, enquanto as famílias da classe AB experimentaram um aumento. “A redução generalizada da confiança se refletiu na diminuição da disposição dos entrevistados para adquirir itens de maior valor, como carro e casa, e também bens duráveis, enquanto a intenção de investir permaneceu estável”, destaca Gamboa.

Foto: Adobe Stock

Consumidor segue otimista 
Compartilhe esse post:

Comentários