Consumidor volta a ficar otimista - Revista Anamaco

Pesquisa

Consumidor volta a ficar otimista

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice Nacional de Confiança (INC), elaborado para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) pela PiniOn, chegou a 101 pontos em junho, com aumentos de 2,0% e 11,0%, em relação a maio e na comparação com o mesmo mês de 2022, respectivamente. Esse resultado interrompe uma sequência de quatro quedas mensais consecutivas do indicador, levando a confiança do consumidor de volta para o campo otimista (acima de 100). A sondagem foi realizada com uma amostra de 1.700 famílias, em nível nacional, residentes em capitais e cidades do interior.
O estudo revela que houve aumento da confiança em quatro das cinco regiões, principalmente no Centro-Oeste, enquanto o índice se manteve estável no Nordeste. No recorte por classes socioeconômicas, a alta foi generalizada em todas as classes, com destaque para o avanço ocorrido na C.
A pesquisa indica, ainda, que melhorou a percepção das famílias em relação à sua situação financeira atual, com aumento importante na segurança do emprego. Também houve melhoras relativas das expectativas sobre a situação financeira as famílias, a evolução da região de moradia e a situação futura do País.
Essa melhora geral da confiança, contudo, não foi suficiente para aumentar as proporções de entrevistados dispostos a realizar investimentos, comprar itens de maior valor, como carro e casa e comprar bens duráveis, tais como geladeira e fogão. Em todos esses casos, essas proporções, apesar de se manterem majoritárias, diminuíram. “O crescimento da ocupação e o aumento da renda das famílias, num contexto de desaceleração da inflação parecem ser as causas da melhora generalizada da confiança do consumidor.”, avalia Ulisses Ruiz de Gamboa, economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP.

Foto: Adobe Stock

Consumidor volta a ficar otimista
Compartilhe esse post:

Comentários