Economia

Consumidores encerram 2009 confiantes

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fecomercio encerrou 2009 com um patamar recorde, atingindo em dezembro 155,2 pontos, alta de 1,3% em relação a novembro, e de 22,2% em comparação a igual mês de 2008.
Além da melhoria do emprego e da renda, a base de comparação com 2008 é fraca, quando o humor dos consumidores foi fortemente afetado pela crise internacional. Em dezembro de 2008, o ICC registrou 127 pontos.
No ano passado, o nível de atividade foi influenciado pelas perspectivas sustentáveis de crescimento econômico que, por sua vez, condicionaram a melhoria na confiança do consumidor. O indicador encontra-se acima da média histórica e compatível com a expansão do consumo, o que reforça um quadro de continuidade do otimismo dos consumidores nos próximos meses.
No segundo semestre de 2009, o indicador apresentava tendência de recuperação gradual da confiança do consumidor abalada pela crise. Excluindo o mês de agosto (0%) e novembro (-0,7%), o índice apresentou resultados positivos em todos os outros meses do segundo semestre.
O ICC é composto por dois sub-índices: o Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) e o Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC). O ICEA, que determina a percepção dos consumidores no curto prazo, obteve alta em dezembro de 2009 de 4,1%, chegando a 149,7 pontos.
Já o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC), que determina a percepção dos consumidores em relação ao médio e longo prazos, apresentou em dezembro uma pequena queda de 0,3% atingindo 158,9 pontos. O público feminino continua menos otimista em relação à expectativa futura, com redução de 0,8% em suas avaliações, atingindo 154,8 pontos.
O ICC é apurado, mensalmente, pela Fecomercio e os dados são coletados junto a cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo.

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