Inadimplência menor

Consumidores mais conscientes

A baixa disposição dos consumidores em acumular mais compromissos financeiros está contribuindo para a redução no volume de inadimplência. De acordo com dados apurados pela Serasa Experian, o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou, em setembro, queda de 0,8% em relação a agosto. Esse é o segundo movimento consecutivo de declínio apresentado pelo índice que, em agosto, caiu 0,2%.
Apesar do leve recuo, no acumulado de janeiro a setembro, o indicador ainda está elevação: 4,2% de alta em relação ao mesmo período do ano passado. E em comparação a setembro do ano passado, a elevação chega a 19,6%.
Ao mesmo tempo em que o recuo em agosto mostra a cautela dos consumidores, a alta da inadimplência sobre o mesmo período do ano passado reflete a conjuntura econômica mais adversa deste ano: recessão econômica, inflação oscilando acima do teto superior da meta e crediário mais caro.
Na decomposição do indicador, a modalidade de dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços, como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) puxou a queda mensal, com variação negativa de 3,1%. Já a inadimplência com os bancos e os títulos protestados teve alta de 0,8% e 16,7%, respectivamente.

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