Consumidores predispostos a comprar
O Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor (INCC), elaborado pelo Instituto de Economia da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base no movimento de consultas dos mais de 2.200 SCPCs e SPCs de todo o País, registrou aumento de 10,5% em agosto último sobre igual mês do ano anterior.
De acordo com o economista-chefe da ACSP, Marcel Solimeo, os principais fatores que explicam a forte expansão das consultas aos SCPCs/SPCs e o bom movimento do comércio são a disponibilidade de crédito, os prazos longos dos crediários, o aumento do emprego e da renda. "Isso faz com que os consumidores tornem-se mais predispostos a assumir compromissos a prazo", declara Solimeo, acrescentando que o cenário favorável deverá perdurar até o final do ano, permitindo, além de um resultado bastante positivo para o último trimestre, encerrar o ano com crescimento expressivo das vendas do varejo.
Todas as regiões do País apresentaram crescimento, com destaque para o Nordeste, com 14,2%; seguido do Sul, com 10,9%, e o Sudeste com 10,2%. Centro-Oeste e Norte contaram com, respectivamente, 8,7% e 7,3%.
O número de Registros Recebidos (negativos) por esses Serviços aumentou 11,1% em agosto, porém foi compensado pelo crescimento dos Registros Cancelados (23,7%), revelando que, apesar da expansão do crédito, a inadimplência vem se mantendo sob controle.