Conteúdo relevante para o lojista - Revista Anamaco

Núcleo de Conteúdo by Grau 10 Editora

Conteúdo relevante para o lojista

Texto: Redação Revista Anamaco

Um dos destaques da programação preparada para o público que visita a Feicon 2023, o Núcleo de Conteúdo promovido pela Grau 10 Editora/Revista Anamaco, em parceria com a RX, organizadora do evento, tem despertado muito interesse dos visitantes da exposição.
A grade de palestras do dia 12 de abril teve como destaque a ampla gama de informações e orientações para que o varejo de material de construção organize melhor a loja, mantenha as equipes de vendas motivadas e utilize com eficiência os canais digitais para atrair o consumidor e otimizar os resultados.
A primeira palestra do dia, com o tema: "Oito passos para vender mais pela Internet", foi ministrada pelo consultor de e-commerce Maurici Junior, autor e organizador do livro: Marketing Digital de Alta Performance, da Editora ComSchool. 
Ele ressaltou que, hoje, a Internet é um ambiente seguro para as compras, além das vantagens do conforto e da praticidade. De acordo com o consultor, aqui no Brasil o e-commerce representa 10% do que o varejo comercializa, com potencial de crescimento.
Para que as vendas através de meios eletrônicos sejam mais promissoras, é necessário planejar muito e se atentar a fatores como: escolha correta da gama de produtos que será comercializada, logística e publicidade. "Montar uma loja digital é apenas o primeiro passo do planejamento. A comunicação do que o lojista oferece requer investimento pesado para que o negócio ganhe tração", pontuou Junior.

Ampla gama de informações e orientações para o varejo otimizar os resultados

Na sequência, o tema em destaque foi: "Desmistificando o marketplace no comércio de matcon", apresentado pela empreendedora Paula Cogo. Com mais de 20 anos de experiência com vendas, marketing e pós-vendas, ela é responsável por marketing, experiência do cliente, do lojista e operações no Toca Obra. Entre os tópicos abordados, Paula afirmou que o varejo tradicional precisa caminhar ao lado do online e o lojista deve estar pronto para isso. Segundo a palestrante, há tendência de aumento de adesões aos marketplaces, que oferecem suporte operacional e de conteúdo, investimento em divulgação, para gerar tráfego, atendimento (SAC), logística e o cadastro de produtos. No entanto, para que o desempenho nas vendas seja eficiente, o varejista precisa ter uma equipe própria para operaçoes online, bom estoque e capacidade de oferecer vantagens como boas ofertas e logística bem estruturada. 
Logo em seguida, o público acompanhou a palestra: "Como as boas experiências de compra impactam no faturamento". A palestrante, Margaret Candossim, é sócia-proprietária do escritório Candossim e Cabana (SP), consultora em Marketing & Vendas, especialista em Comunicação e Merchandising para o varejo da Construção. Foi uma das pioneiras na criação de showrooms para indústria do setor de construção. 
Durante a apresentação, Margaret ressaltou que o varejo deve ter como premissa oferecer boas experiências de compras, lembrando que o consumidor está cada vez mais exigente e atento a questões como: atendimento de excelência e engajamento do comerciante em ações sociais e sustentabilidade. "Hoje, as pessoas precisam e pedem mais informaçoes no ponto de venda, exigem maior comprometimento do consultor de vendas e demandam mais serviços", disse ela, acrescentando que a nova função da loja física é envolver o consumidor em todos os aspectos da compra, tornando a experiência imersiva e, portanto, relevante. "Cada vez mais, a loja física torna-se uma representação tridimensional e multissensorial da marca e a principal forma de relacionar fornecedores e consumidores", explicou. 

Oportunidades e estratégias no ponto de venda

A palestra seguinte, com o tema: "Como o varejo pode gerar novas oportunidades de negócios", foi ministrada por Eugenio Foganholo, consultor de varejo e bens de consumo. Ele salientou que é primordial que o lojista tenha devoção e reverência ao fluxo no ponto de venda, uma vez que o consumidor escolheu a loja para pesquisar e fazer as compras. "Principalmente com o avanço do digital, um dos grandes desafios do varejo é justamente o de gerar fluxo, o que torna indispensável que o lojista tenha profundo respeito ao consumidor que vai até a sua loja", afirmou. 
Foganholo lembrou que as revendas dependem muito do trabalho dos vendedores, que devem estar preparados para entender quais são as necessidades dos clientes e apresentar tudo o que precisam para oferecer a solução completa, não apenas o produto que levou o consumidor ao ponto de venda. "Quem entra numa loja e diz que quer comprar pisos, por exemplo, na verdade quer levar a solução completa para deixar a casa mais bonita e é preciso ter ciência disso, oferecer os demais itens para o assentamento, conservação e limpeza, entre outros. Isso faz aumentar o ticket médio e gera fidelização", ensinou.
A quinta palestra do dia teve como tema: "Inteligência Estratégica no Ponto de Venda", apresentada pelos sócios da Santo Traço (SP), Daniel Bueno e Douglas Madureira. Eles contaram de que forma as empresas podem levar em consideração dados e informações simples, como o comportamento dos clientes e os números de vendas por categoria, para traçar as estratégias de jornada de compra, exposição de produtos e ambiente de loja para melhorar o desempenho das vendas. 
Inicialmente, os especialistas traçaram um perfil do varejo de material de construção brasileiro, em que 65% das lojas são familiares e comercializam até 2 mil itens. Um dos problemas apontados é que a área de vendas não é organizada levando-se em consideração o perfil dos clientes ao definir o layout que permita melhorar o fluxo, gerar mais vendas por impulso e aumentar o ticket médio."O mercado tem muito potencial de crescimento e é preciso começar pelo básico, que é entender quem é o seu cliente: o profissional? o consumidor final?", disse Madureira.
Ele acrescentou que, entre outros aspectos, o lojista deve lembrar que a mulher decide mais do que o homem e essa decisão, na maioria das vezes, acontece no ponto de venda, reforçando a necessidade de deixar o salão de vendas sempre preparado para recebê-las. 
Os palestrantes destacaram, ainda, que o lojista deve estar atento ao que acontece ao seu redor, sair da loja para ver onde está posicionado e detectar o que precisa ser melhorado para crescer. No final da apresentação, deixaram mais algumas dicas importantes. "Re-organize a loja com a lógica de valorização comercial, agrupamento de setores e ambientação do espaço físico da revenda. Com isso, o resultado será um aumento por volta de 10% a 15% no faturamento", concluiu Bueno.

Foto: Marcio Nami/Grau 10 Editora

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