Covid e Influenza pressionam custos nas indústrias
Texto: Redação Revista Anamaco
A Covid e a Influenza afetaram a produção da indústria, o custo, a produtividade e os investimentos de forma intensa no primeiro bimestre deste ano. De acordo com a sondagem especial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 49% das empresas tiveram aumento de custos, 48% relataram aumento da incerteza e 43% acusaram queda da produção e da eficiência. O estudo considerou entrevistas com 1.788 empresas, sendo 753, 621 médias e 414 grandes.
Entre as companhias consultadas, cerca de 90% afirmaram ter afastado algum funcionário, em janeiro, por contaminação ou suspeita de contaminação. E mais da metade delas teve a produção afetada.
De acordo com Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da entidade, desde o início da pandemia, a indústria precisou se adaptar para garantir a produção e, foi exatamente o que ocorreu no início do ano, quando houve novo pico e um afastamento incomum de funcionários. “Os casos confirmados ou suspeitos aumentaram a pressão sobre a produção e sobre os custos no início do ano, o que teve um efeito negativo na produtividade. A vacinação se mostra importante do ponto de vista do indivíduo, da coletividade e da economia”, explica o economista.
Foto: Adobe Stock