Cozimax e Instituto do Câncer Infantil (ICI) unidos na luta contra o câncer
Texto: Redação Revista Anamaco
A Cozimax e o Instituto do Câncer Infantil (ICI) de Porto Alegre (RS) comemoram, neste mês de março, uma parceria do bem que tem como objetivo lutar contra o câncer infantojuvenil. Alessandro Massitelli, analista de Marketing da empresa, lembra que tudo começou, em 2019 quando a empresa conheceu a história do paciente Rian, de 9 anos, que realizou um transplante de medula no ICI e voltar para casa seria outro desafio, já que o imóvel não tinha estrutura para receber um transplantado. Diante da necessidade, um grupo de empresas se reuniu para dar uma casa nova a Rian. A Cozimax era uma delas. “Após a nossa participação nesta ação, procuramos conhecer, ainda mais, a história do Instituto e pensamos em ir além”, explica Massitelli.
A partir daí, surgiu a ideia de que a cada produto com a marca Cozimax comercializado nas lojas de material de construção do Rio Grande do Sul em que o fabricante está presente, parte do valor seria revertido ao ICI. “Para nós, é uma alegria muito grande contribuir e fazer parte deste projeto e esperamos que essa parceria se estenda por muitos e muitos anos”, destaca o analista.
Pelo lado do Instituto, a parceria é muito bem-vinda. Fernanda Furtado, coordenadora de Desenvolvimento Institucional do ICI, analisa que as marcas devem, cada vez mais, ter essa consciência sobre a responsabilidade social. “Hoje, cada pessoa tem um papel importante na sociedade e com as marcas não é diferente. E como elas podem difundir isso? Apoiando causas, envolvendo-se e fazendo parcerias de diversas possibilidades”, destaca.
A coordenadora comenta que está muito feliz com esta parceria com a Cozimax e com os resultados em 2020, pois não tem valor mensurável quando se vê a iniciativa de uma empresa querer realmente ajudar. “Somos só gratidão e que continue nos apoiando e sendo exemplo para que outras marcas se dediquem a alguma causa, pois todos tem a sua responsabilidade perante a sociedade”, frisa.
Bom exemplo seguido
Fernanda conta que história do Instituto do Câncer Infantil começou há mais de 30 anos, quando o doutor Algemir Brunetto fez uma viagem para New Castle, Inglaterra, para estudos em seu trabalho e conheceu uma instituição muito parecida com o que é o ICI hoje.
Na época, Brunetto era chefe da oncologia pediátrica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e via, de perto, toda a situação precária vivida pelas crianças em tratamento de câncer e seus pais, com famílias que tinham que dormir dentro de seus carros devido à limitação de leitos, entre outras dificuldades, e assim quis levar uma nova qualidade para o serviço de oncologia infantil.
A partir de então, o médico teve a ideia do projeto de criar um Instituto e pediu ajuda para várias pessoas, entre elas o jornalista Lauro Quadros, que abraçou a causa e, juntos, idealizaram o ICI. “Eles visitaram 100 empresas em busca de parceria, sendo que 96 delas se mostraram dispostas a ajudar na construção do Instituto”, conta.
Atualmente, o ICI oferece assistência e continuidade no tratamento de câncer a crianças e adolescentes, incluindo suporte psicopedagógico, odontológico, nutricional, fisioterapia e todo o suporte para o tratamento que fariam dentro de um hospital. Ele atua, ainda, com pesquisas científicas, inclusive possui em sua nova sede um laboratório de pesquisas que é referência no mundo e, principalmente, na América Latina.
O ICI atende, hoje, em torno de 300 famílias por mês. No ano passado, em virtude da pandemia, diminui-se o número de atendimentos presenciais, oferecendo como alternativa o atendimento on-line, com o objetivo de evitar que o paciente se locomova nesses períodos críticos. “Em 2020, foram feitos cerca de 13.000 atendimentos, onde cada paciente possui várias áreas em que ele é assistido, podendo receber desde cesta básica, vestuário, assistência odontológica, tudo de acordo com a realidade do que a família precisa”, finaliza a coordenadora.
Fotos: Divulgação