Crédito e vendas em expansão
O Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor (INCC), elaborado pelo Instituto de Economia da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base no movimento de consultas dos mais de 2.200 SCPC´s e SPC´s de todo o País, atingiu 112,7 em setembro, com crescimento de 13,7% na comparação com setembro de 2009.
De acordo com Marcel Solimeo, economista-chefe e superintendente institucional da ACSP, os indicadores demonstram que o crédito e as vendas do varejo continuam se expandindo em ritmo forte no segundo semestre, indicando as perspectivas de um final de ano favorável para o comércio.
A evolução regional das consultas não foi uniforme, mas todas apresentaram crescimento sobre igual mês do ano passado. O destaque maior foi o Sudeste, com aumento de 16,1%; seguido pelo Nordeste, com crescimento de 14,4%. Norte, com 10,4%; e Sul, com 8,7% vieram a seguir, com o Centro-Oeste apresentando a menor taxa de expansão, com 3,9%.
Os fatores que explicam o bom resultado das consultas e o desempenho favorável do varejo são a expansão do emprego e da renda, a confiança do consumidor, a ampla disponibilidade de crédito com prazos longos e queda de preços de muitos produtos, importados ou com parcela expressiva de componentes vindos do exterior.
Vale ressaltar que a expansão do crédito e das vendas vêm ocorrendo sem pressão sobre a inadimplência, pois o número de Registros Recebidos pelos SCPC´s e SPC´s apresentou queda de 1,8%, enquanto os cancelamentos - as dívidas pagas ou renegociadas - cresceram 10,3%, mostrando que continua forte o movimento de recuperação de crédito, graças ao dinamismo do mercado de trabalho.