Cresce o uso de canais digitais no reabastecimento de estoques no setor
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com pesquisa realizada pela Juntos Inteligência, vertical de inteligência da Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua na digitalização e na propagação de benefícios para o setor da construção civil, 26% dos varejistas apontam o digital como o canal preferido para realizar suas compras, o que representa uma oportunidade para indústrias, atacadistas e distribuidores, considerando que apenas 16,7% desses fornecedores oferecem um atendimento totalmente digital.
O levantamento mostra que a compra digitalizada destacou-se como o canal com maior potencial de crescimento, refletindo as mudanças no comportamento de consumo e a busca por mais praticidade. Esse canal permite aos varejistas maior agilidade, redução de custos operacionais e acesso a uma oferta mais diversificada, sem limitações geográficas.
Na análise da Juntos Somos Mais, para os fornecedores, a adaptação a esse modelo de atendimento digital pode representar uma importante vantagem competitiva, ampliando a eficiência nas transações e otimizando a gestão de estoques.
Ainda segundo o estudo, atualmente, 43,5% das vendas ocorrem presencialmente, enquanto 39,8% são realizadas de forma remota, evidenciando a relevância dos canais híbridos e que se adaptam às necessidades do cliente. Essa convergência, de acordo com a Juntos, reforça a necessidade de uma estratégia multicanal, em que os fornecedores precisam estar preparados para atender de maneira integrada, tanto presencialmente quanto digitalmente, acompanhando as preferências e as dinâmicas de mercado.
A pesquisa ainda aponta que a tendência é que, com o avanço da digitalização, que está sendo vivenciada no segmento de material de construção, cada vez mais empresas migrem para soluções digitais, potencializando e otimizando as oportunidades de negócios para indústria e fornecedores promovendo disrupção e inovação para os clientes.
Foto: Adobe Stock