Arena do Conhecimento

Cuidado que ajuda a vender

07/04/20

Em mais uma ação para os lojistas de material de construção, a Revista Anamaco promoveu, na tarde desta sexta-feira, na Arena do Conhecimento, a palestra "Como ter um layout vendedor - A chave para um projeto de loja de sucesso". Ministrada por Kátia Bello,  especialista em arquitetura e sócia da Opus Design, a apresentação teve como proposta mostrar que o layout é uma das coisas mais importantes para o varejo. Segundo ela, se bem pensado, ele permite o conforto dos consumidores no ponto de venda, além do aumento de vendas e de faturamento.
Certa de que, cada vez mais, as revendas estão com seus espaços para a exposição dos produtos reduzidos, para ter um layout vendedor é necessário saber acondicioná-los de forma adequada.

"Fazer layout não é lotear o espaço disponível da loja entre gôndola e balcão. Antes de mais nada é preciso definir qual experiência quer proporcionar e qual percepção quer gerar", explicou.


Kátia destacou que o lojista, antes de decidir pelo modelo a ser adotado, deve se perguntar que imagem a loja quer passar aos consumidores e imaginar quem estará na revenda comprando.
A arquiteta destacou, ainda, que há diferença entre o produto posto e o exposto. "Qualquer produto, por melhor que seja, se não estiver bem exposto não vende", acrescentou.
Na avaliação de Kátia, uma operação eficiente deve contemplar uma boa ambientação e o lojista deve estar consciente de que a gôndola não é depósito e quem ainda pensar assim está fadado ao fracasso.
A palestrante destacou o que chamou de chave para um projeto de loja de sucesso: ter um ambiente de venda e layout bem montados; foco  para não misturar produtos, nao confundir o consumidor e não criar um deserto óptico, em que os clientes olham vários itens, mas não conseguem ver nada.
Finalizando a apresentação, a arquiteta lembrou que não existe uma receita de bolo que atenda a todas as lojas. "Querer vender tudo, para todo mundo e de qualquer jeito é a forma mais errada de começar", ressaltou.

Cuidado que ajuda a vender
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