Cuidado redobrado
De acordo com dados do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor, no último mês de setembro foram registradas 176.137 tentativas de fraude, mais conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos. Esse número representa uma tentativa de fraude a cada 14,7 segundos no País.
Em relação a setembro do ano passado, houve alta de 5,4%. O indicador também apontou aumento de 0,2% em relação a agosto. Na comparação do acumulado do ano (janeiro a setembro de 2014 contra o mesmo período de 2013) a queda é de 5,2%.
Na avaliação dos economistas da entidade, o maior número de dias úteis em setembro influenciou no aumento na comparação com o mesmo mês de 2013. Telefonia respondeu por 67.019 registros. Já o setor de serviços, que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.), teve 56.596 registros. O setor bancário é o terceiro do ranking, com 35.728 tentativas e o segmento varejo teve 13.397 tentativas de fraude. O ranking de tentativas de fraude é composto, ainda, por demais segmentos: 1,9%.